logo%202021%20tranparente_edited.png

Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido

Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental

O Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido-EnSIS e a Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental é uma iniciativa da Universidade Federal do Cariri, através do Instituto de Formação de Educadores - IFE, Pró-Reitoria de Cultura, Pró-Reitoria de Extensão e do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs); Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários - ITEPS/UFCA; do Laboratório de Antropologia, Política e Comunicação - LAPA da Universidade Federal da Paraíba e do Núcleo de Descolonização de Saberes da Universidade Regional do Cariri - NEDESA/URCA, em diálogo com diversas etnias/Povos do semiárido nordestino.

 

Acreditamos não ser possível falar sobre meio ambiente sem a presença e protagonismo dos Povos Originários, com aqueles e aquelas que sempre se constituíram em harmonia e como parte da natureza.  Por isso, o EnSIS e a SEMACO, tem buscado ser tempo/espaço gestado e desenvolvido em torno de múltiplos sentidos e significados, especialmente, por se constituir em espaço de diálogo com povos originários e outros coletivos populares que têm protagonizado situações de enfrentamento e de lutas por seu espaço de vida, seu território. 

É, portanto, na tessitura de encontros, afetos e saberes que temos a oportunidade de compreender que é no coletivo que a vida se concretiza. É na solidariedade, na troca de olhares, de afeto e no acolhimento que podemos levantar reflexões sobre natureza, território, saúde, arte, cultura, educação, direitos humanos, dentre outros temas que nos significam ontologicamente, problematizando seus condicionantes e suas possibilidades de reinvenção, sua concretude. 

Esta edição, em especial, representa um momento onde a resistência e o pacto com o Bem Viver tornam-se essenciais para superar os desafios civilizatórios que ora se apresentam. Esperançar é o nosso verbo. Os tempos atuais conclamam um coração sereno , acolhedor, e resistente.  

É, portanto, com muita alegria e entusiasmo, que convidamos para a terceira edição do EnSIS e a sétima edição da SEMACO, a ser realizada em espaços virtuais, com uma programação planejada para possibilitar encontros e ricas reflexões, tão necessários nesses tempos. Desejamos construir com vocês novos possíveis!

Sejam bem-vindas e bem-vindos!

Assista o vídeo abaixo e conheça um pouco mais da nossa história ...