Lista de Trabalhos aprovados
Gratidão a todos, todas e todes que enviaram a sua partilha para o III EnSIS e VII SEMACO. Estamos ansiosos/as/es para a escuta.
GT I. Educação Escolar Indígena
Dia 02/06 - 14h-17h
Debatedor/a:
Profa. Silvinha Xukuru (Coordenadora)
Prof. Reginaldo kanindé
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A escola do campo como lugar de resistência: não diferenciar o aluno do campo e o da sede pensando exclusivamente no intelectual
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Pelas veredas da tecnologia: entre a tradição, as novas tecnologias e o isolamento social.
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Por uma educação contra - colonial: a educação indígena
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Brincando com sucata: o lúdico e os saberes tradicionais no processos educacional das crianças indígenas do Povo Pankararu
GT II. Estado e Políticas Públicas Indigenistas
Dia 02/06 - 14h-17h
Debatedor/a
Luciana de Medeiros (PRODER/UFCA) (Coordenadora)
Prof. Eduardo Vivian da Cunha (UFCA)
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Descolonizando os saberes no campo da saúde indígena
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Contribuições das Redes Sociais para a mobilização dos povos indígenas no ambiente digital: Considerações Iniciais.
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Morte infantil antes do primeiro ano de vida em indígenas brasileiros
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Colonização sem ficção
GT III. Decolonialidade e Saberes Indígenas
Dia 03/06 14h-17h
Debatedor/a
Luciana de Medeiros (PRODER/UFCA) (Coordenadora)
Prof. Dr.Eduardo Vivian da Cunha (UFCA)
Prof.Dr. Thiago de Abreu e Lima Florêncio (UFCA)
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Grafismo indígena Karipuna: Impressões de uma não-indígena
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Ailton Krenak: da terra sem males aos males da terra
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A descolonização espiritual dos povos originários
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Ancestralidade e sustentabilidade no quilombo do sítio Arruda em Araripe – Ceará
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A comunicação pelo equívoco: proposta de uma abordagem a partir dos povos originários
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O conhecimento e o dom: uma etnografia dos curandeiros e rezadores Kariri-Xocó
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Educação decolonial e intercultural através da aplicação de casos para ensino
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Por uma epistemologia semiárida: da descolonização de saberes às práticas midiáticas emancipatórias
GT IV. História e Etnologia nos Sertões
Dia 02/06 - 14h-17h
Debatedores
Prof. Dr. Estevão Martins Palitot (UFPB) (Coordenador)
Prof. Dr.João Paulo Peixoto Costa (UFPI)
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Uma dupla volta: mobilidade, territorialidade e afirmação identitária entre os Xakriabá de São João das Missões (MG)
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A presença cigana nos sertões: uma análise antropológica a partir dos estudos ciganos
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A (re)existência indígena no vale do Jaguaribe/CE
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Fluxos ritualístico na casa da madrinha dodô: as rezadoras da madrinha Dodô e os índios Pankararu na romaria de finados
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Escutas autobiográficas: desterros, andanças, saberes e retomadas indígena Kariú-kariri no Maranhão e Tocantins.
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Conto pra Kirimurê
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Indígenas no Semiárido paraibano: resistências entre a história e a antropologia.
GT V. Presença indígena na Universidade
Dia 03/06 14h-17h
Debatedores
Prof. Willian Fernando Domingues Vilela (UFCA) (Coordenador)
Prof. Maurílio Truká (UFPE/Povo Truká)
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O PET Indígena Ações em Saúde ufscar na pandemia: protagonismo indígena para superação de tempos difíceis
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Fin rãn há - entre mundos: arte, história e cultura dos povos originários no ensino de arte
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Cadê minhes ancestrais, elus estiveram aqui? Reflexões sobre o ensino de temática indígena no semiárido paraibano
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Uai! Tem índio perto da gente?!
GT VI e GT VIII Agroecologia, Permacultura e soberania alimentar / Artes e Ancestralidade
Dia 03/06 14h-17h
Debatedores
Prof.Me.Paulo Campos (Agroecologia/UNEB) (Coordenador)
Prof. Vilmar Lermen (Agrodóia/Exú-PE)
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Agroecologia e desenvolvimento regional sustentável na agricultura familiar
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Álbuns patrimoniais da Cidade de Sapeaçu
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Alternativas de comercialização da agricultura familiar em tempos de pandemia
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História sua e minha, beiju de coco da Nenzinha
GT VII Educação ambiental crítica/revolucionária
Dia 02/06 - 14h-17h
Debatedor/a
Prof. Willian Fernando Domingues Vilela (Coordenador)
Profª. Francineide Amorim C. Santos
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A disciplina de educação ambiental em tempos pandêmicos: contribuições e desafios do ensino remoto na perspectiva de licenciandos em ciências biológicas
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Educação ambiental na formação de professores indígenas: relato de experiência
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Educação ambiental durante o ensino remoto: relatos de uma prática educativa
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Queimadas como tema sociocientífico para a promoção da cidadania no ensino de química
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Desertificação em áreas de caatinga e vulnerabilidade de povos indígenas