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Lista de Trabalhos aprovados

Gratidão a todos, todas e todes que enviaram a sua partilha para o III EnSIS e VII SEMACO. Estamos ansiosos/as/es para a escuta. 

GT I. Educação Escolar Indígena

Dia 02/06 - 14h-17h

Debatedor/a:

Profa. Silvinha Xukuru (Coordenadora)

Prof. Reginaldo kanindé

  1. A escola do campo como lugar de resistência: não diferenciar o aluno do campo e o da sede pensando exclusivamente no intelectual

  2. Pelas veredas da tecnologia: entre a tradição, as novas tecnologias e o isolamento social.

  3. Por uma educação contra - colonial: a educação indígena

  4. Brincando com sucata: o lúdico e os saberes tradicionais no processos educacional das crianças indígenas do Povo  Pankararu

GT II. Estado e Políticas Públicas Indigenistas

Dia 02/06 - 14h-17h

Debatedor/a

Luciana de Medeiros (PRODER/UFCA) (Coordenadora)

Prof. Eduardo Vivian da Cunha (UFCA)

  1. Descolonizando os saberes no campo da saúde indígena

  2. Contribuições das Redes Sociais para a mobilização dos povos indígenas no ambiente digital: Considerações Iniciais.

  3. Morte infantil antes do primeiro ano de vida em indígenas brasileiros

  4. Colonização sem ficção

GT III. Decolonialidade e Saberes Indígenas

Dia 03/06 14h-17h

Debatedor/a

Luciana de Medeiros (PRODER/UFCA) (Coordenadora)

Prof. Dr.Eduardo Vivian da Cunha (UFCA)

Prof.Dr. Thiago de Abreu e Lima Florêncio (UFCA)

  1. Grafismo indígena Karipuna: Impressões de uma não-indígena

  2. Ailton Krenak: da terra sem males aos males da terra

  3. A descolonização espiritual dos povos originários

  4. Ancestralidade e sustentabilidade no quilombo do sítio Arruda em Araripe – Ceará

  5. A comunicação pelo equívoco: proposta de uma abordagem a partir dos povos originários

  6. O conhecimento e o dom: uma etnografia dos curandeiros e rezadores Kariri-Xocó

  7. Educação decolonial e intercultural através da aplicação de casos para ensino

  8. Por uma epistemologia semiárida: da descolonização de saberes às práticas midiáticas emancipatórias

GT IV. História e Etnologia nos Sertões

Dia 02/06 - 14h-17h

Debatedores

Prof. Dr. Estevão Martins Palitot (UFPB) (Coordenador)

Prof. Dr.João Paulo Peixoto Costa (UFPI)

  1. Uma dupla volta: mobilidade, territorialidade e afirmação identitária entre os Xakriabá de São João das Missões (MG)

  2. A presença cigana nos sertões: uma análise antropológica a partir dos estudos ciganos

  3. A (re)existência indígena no vale do Jaguaribe/CE

  4. Fluxos ritualístico na casa da madrinha dodô: as rezadoras da madrinha Dodô e os índios Pankararu na romaria de finados

  5. Escutas autobiográficas: desterros, andanças, saberes e retomadas indígena Kariú-kariri no Maranhão e Tocantins.

  6. Conto pra Kirimurê

  7. Indígenas no Semiárido paraibano: resistências entre a história e a antropologia.

GT V. Presença indígena na Universidade

Dia 03/06 14h-17h

Debatedores

Prof. Willian Fernando Domingues Vilela (UFCA) (Coordenador)

Prof. Maurílio Truká (UFPE/Povo Truká)

 

  1. O PET Indígena Ações em Saúde ufscar na pandemia: protagonismo indígena para superação de tempos difíceis

  2. Fin rãn há - entre mundos: arte, história e cultura dos povos originários no ensino de arte

  3. Cadê minhes ancestrais, elus estiveram aqui? Reflexões sobre o ensino de temática indígena no semiárido paraibano

  4. Uai! Tem índio perto da gente?!

GT VI e GT VIII Agroecologia, Permacultura e soberania alimentar / Artes e Ancestralidade

Dia 03/06 14h-17h

Debatedores

Prof.Me.Paulo Campos (Agroecologia/UNEB) (Coordenador)

Prof. Vilmar Lermen (Agrodóia/Exú-PE)

  1. Agroecologia e desenvolvimento regional sustentável na agricultura familiar

  2. Álbuns patrimoniais da Cidade de Sapeaçu

  3. Alternativas de comercialização da agricultura familiar em tempos de pandemia

  4. História sua e minha, beiju de coco da Nenzinha

GT VII Educação ambiental crítica/revolucionária

Dia 02/06 - 14h-17h

 

Debatedor/a

Prof. Willian Fernando Domingues Vilela (Coordenador)

Profª. Francineide Amorim C. Santos

  1. A disciplina de educação ambiental em tempos pandêmicos: contribuições e desafios do ensino remoto na perspectiva de licenciandos em ciências biológicas

  2. Educação ambiental na formação de professores indígenas: relato de experiência

  3. Educação ambiental durante o ensino remoto: relatos de uma prática educativa

  4. Queimadas como tema sociocientífico para a promoção da cidadania no ensino de química

  5. Desertificação em áreas de caatinga e vulnerabilidade de povos indígenas

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