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Submissões de Trabalhos

Orientações gerais para submissão e apresentação de trabalho:

Três modalidades:

(i) Resumo: trabalhos concluídos ou em andamento, relatos de experiência, ciência dos Povos Originários, organização social, cosmovisões, etc.

Envio: até 26 de maio de 2021

Link de submissão de resumo: Clique aqui

Modelo de Resumo: Download  

(ii) Poesia, músicas, pintura, lendas, histórias antigas dos povos originários. (Formato livre).  Qualquer problema com o formato de envio, entre em contato.

Envio: até 26 de maio de 2021

Link de submissão Formato Livre: Clique aqui (retificado)

(iii) Capítulo de Livro (e-book):  Saberes em diálogo

Envio: Prorrogado até 30 de setembro

Link de submissão do Capítulo de Livro (E-BOOK): Clique aqui

Modelo de Capítulo de Livro: Download

Dúvidas relacionadas à submissão: submissao.semacoensis@gmail.com   

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Grupos de Trabalhos:

​GT1: Educação Escolar Indígena

Coordenação:

Este GT propõe debater a atuação do Estado para garantir aos Povos Indígenas uma educação específica e diferenciada, além disso, um espaço de partilha de realidades, currículos e práticas pedagógicas de escolas e educadores indígenas.

GT2: Estado e Políticas Públicas Indigenistas 

Coordenação : Prof.Dr. Eduardo Vivian da Cunha - UFCA,  mestranda Luciana de Medeiros - PRODER -UFCA

Este GT propõe-se a discutir as políticas públicas indigenistas, no que diz respeito à sua gestão pelos entes estatais, bem como seus impactos e articulações geradas nas comunidades indígenas, nos seus diversos níveis (federal, estadual e municipal) e nas mais diversas temáticas (saúde, educação, acesso à terra, etc.), bem como a relação das organizações e comunidades indígenas com entes estatais. Também recebe trabalhos que discutem a atuação pública de organizações e comunidades indígenas.

GT3: Decolonialidade e Saberes Indígenas

Coordenação : Prof. Dr.Eduardo Vivian da Cunha/ UFCA, Prof.Dr. Thiago de Abreu e Lima Florêncio/ NEDESA - URCA,  mestranda Luciana de Medeiros - PRODER /UFCA

Neste GT, espera-se receber trabalhos que dialoguem sobre as particularidades da cultura, da prática e da visão de mundo dos povos indígenas com os debates em torno da perspectiva decolonial. São bem vindas, por exemplo, discussões em torno do Bem Viver, das expressões das vivências e visões indígenas, bem como das estratégias de atuação destes povos para a resistência e a manutenção do seu modo de vida.

GT4: História e Etnologia nos Sertões

Coordenação : Prof. Dr. Estevão Martins Palitot / LAPA - UFPB e Prof. Dr.João Paulo Peixoto Costa/IFPI

Neste GT propomos um espaço de interlocução de trabalhos de história e ciências sociais sobre as diversidades étnicas e socioambientais dos sertões. Nas análises empreendidas acerca das mobilizações étnicas (indígenas, quilombolas, ciganos e outros povos tradicionais) fazem-se necessários os estudos das trajetórias e contextos vividos por essas comunidades em conexão com suas manifestações culturais e leituras do mundo e dos grupos que os cercavam. No caso dos povos dos sertões, alguns elementos principais são especialmente importantes em suas formações, como as disputas por fontes de água, em regiões marcadas pela estiagem, a distância de grandes centros, a violência de potentados da terra e os discursos de extermínio étnico que fizeram nascer novas identificações mestiças e genéricas, como "caboclos" e "nordestinos". O presente GT pretende ser um ambiente de confluência de investigações que se debruçam nessas vidas sertanejas, a partir de diferentes perspectivas.

GT5: Presença indígena na Universidade/Escola

​Coordenação:

Este GT propões debater a importância e o cenário de integração dos Povos Originários e seus saberes nos currículos e práticas pedagógicas na educação formal (básica e superior).  Neste GT procuraremos compreender a ausência e as estratatégias usadas por educadores e coletivos para decolonização/contracolonizar as escolas e universidades a partir da presença indígena.

GT6: Permacultura, agroecologia e soberania alimentar

Coordenação: Prof.Me.Paulo Campos - UNEB, Prof. Vilmar Lermen- UNIVASF/ AGRODÓIA

O Grupo de trabalho visa contribuir nas reflexões e discussões que objetivam a autonomia, autogestão e autodeterminação dos povos, por meio da soberania alimentar. Dialogaremos sobre sistemas alimentares saudáveis e solidários, a partir de uma ambiência favorável à construção coletiva do conhecimento de base agroecológica e permacultural. Objetivamos a sistematização de perspectivas vivenciais, teóricas e reflexivas, a partir de processos e experiências em curso nos territórios. Sugerem-se como propostas para a promoção de diálogo, mas não se limitando a eles: Agriculturas de base ecológica; Beneficiamentos de produtos; Design em Permacultura; Educação em Agroecologia; Redes solidárias de produção e consumo; Soberania e segurança alimentar e outros temas de interface.

GT7: Educação ambiental

Coordenação: Profa. Dra. Francineide Amorim Costa Santos, Prof. Dr. Willian Fernando Domingues Vilela

Este GT propõe debater a Educação ambiental como estratégia de problematização da realidade, de nossos valores, atitudes e comportamentos em práticas dialógicas, essencialmente a partir do sul e culturas e territórios que constituem os sertões.

GT8: Artes e ancestralidade

Coordenação:

Este GT espera ser um espaço de apresentação e debate de todas as formas e expressões artísticas e culturais dos Povos Tradicionais.